A importancia da nutricao adequada para cardiopatas e o indice de mortalidade com cardiopatas de Taubaté e sao José dos campos
Morbidade de doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são, atualmente, as causas mais comum de morbimortalidade no mundo. Na perspectiva da prevenção de doenças e agravos ,tornam-se fundamentais ações do profissional de enfermagem que criem ambientes favoráveis a saúde e favoreçam escolhas saudáveis, através de uma orientação minuciosa sobre o assunto.
Atualmente a cardiopatia isquêmica ,acidente vascular cerebrais, hipertensão arterial e outras cardiopatias são responsáveis por 15,9 milhões de óbitos. Nas ultimas décadas, tanto países desenvolvidos, como Brasil, passaram por uma transição nutricional em que o padrão alimentar baseado no consumo de frutas, hortaliças, cereais e leguminosas vem sendo substituído por uma alimentação rica em gordura, açucares e produtos industrializados, essas mudanças nos padrões de consumo tem expostos a população a um maior risco para o desenvolvimento de cardiopatias.
As alterações do estado nutricional, que geralmente são desencadeadas por hábitos alimentares inadequados, contribui diretamente para o aumento da morbidade das cardiopatias ,pois algumas enfermidades são potencializadas pelo excesso de peso corporal.
Em uma pesquisa realizada no Instituto do Coração em São Paulo em 2012 foram avaliadas 50 pessoas na idade entre 18 a 60 anos ,70% eram do sexo feminino,30% do sexo masculino ,foram observados níveis de colesterol, hipertenção arterial, bem alterados devido ao mau habito alimentar e não seguiam acompanhamento medico com frequência.
Em divulgação IBGE publicou em 2011 que 70%da população a nível de morbidade por cardiopatias severas ,podem evoluir para aumentar a mortalidade em São Paulo. No Vale do Paraíba estimula que as doenças cardiopatias são responsáveis por 45%da morbidade , devido a alimentação