Liderança Coletiva
A liderança baseada na competência coletiva, como o nome já sugere, procura fortalecer as equipes em prol do coletivo, gerando uma rede de cooperação e crescimento.
O líder, nesse modelo moderno, é visto como um facilitador, que identifica as competências de seus liderados de forma individualizada, estimulando o desenvolvimento do que cada um pode oferecer de melhor, integrando assim competências individuais para o fortalecimento de toda a equipe.
O sentido da liderança como competência coletiva estimula a motivação dos indivíduos e estabelece uma cultura de aproximação entre líderes e liderados, a fim de construir relacionamentos de confiança, transparência, criando uma rede organizacional com maior de fluidez e conexão entre os níveis hierárquicos.
A liderança precisa ser compreendida como uma competência coletiva nas organizações:
“No lugar de ‘grandes líderes’ das eras anteriores, estamos agora presenciando uma busca por novos líderes que possam enfrentar as altas tensões decorrentes da diversidade e interdependência.” (Lipman-Blumen, 1999, p. 11)
“Com demasiada frequência, a mudança é uma manifestação espasmódica. Na verdade, deve ser uma capacidade intrínseca, permanente, incentivada pela oportunidade, integrada à identidade da empresa. Não é um atributo do presidente. É inaceitável manter a capacidade de uma organização refém da capacidade ou incapacidade, de seus líderes.” Gary Hamel, consultor e prof. de gestão de estratégia da London Business School
Rede de liderança
Na concepção de rede, a construção do sentido da liderança em uma organização, compreende conectividade, cooperação, comunicabilidade e interdependência.
(CAPRA, 1996; CASTELS, 1999; LATOUR, 2004; SENGE,