Tipos de Liderança
A liderança é um dos temas mais estudados e pesquisados no campo da administração e gestão, mesmo aqueles que não são pesquisadores ou ligados à academia escrevem livros sobre seu próprio estilo de liderar. Diversas teorias já foram produzidas e se mostraram eficazes durante um tempo definido e outras perduram até hoje. Porém, todas possuem um elemento em comum, a liderança é centrada na pessoa que detém o papel do líder. Algumas teorias enfatizam demasiadamente tal atitude, enquanto outras já veem o papel do liderado como sendo também importante no processo. Neste artigo irei revisar as principais teorias de liderança e sendo ele dinâmico, haverá acréscimos constantes de novas teorias ou revisão do texto.
Teoria dos traços
Um dos primeiros estudos sobre liderança foi à teoria dos traços, que busca identificar aspectos de personalidade comum aos líderes. A proposta foi descobrir o que diferenciava um líder de um não líder e, a partir das características, prever aqueles que possuíam uma inclinação para a liderança.
Muitos estudos foram realizados nessa área, porém a maioria foi inconclusivo em descobrir traços comuns em todos os líderes estudados. Estudos posteriores conseguiram identificar alguns, tais como: ambição e energia; desejo de liderar; honestidade e integridade; autoconfiança; inteligência; elevada capacidade de monitoramento e conhecimentos profissionais. Porém, os aspectos ligados à inteligência emocional não são predeterminados, mas passíveis de aprendizado assim como o conhecimento. Portanto, somente a inteligência seria um fator predeterminado na identificação de um líder.
A teoria dos traços falhava em buscar elementos únicos de um líder. Contudo, ao utilizar o modelo de personalidade Big Five, foi possível identificar alguns traços comuns nos líderes, mas tais traços não determinam se o líder será eficaz ou não, apenas possibilitam identificar se o indivíduo possui tendência para liderar. Com dificuldade de articular um