Reda O Gest O Ambiental
A evolução da humanidade ao longo dos séculos trouxe a modificação dos ecossistemas, gerando impactos diversos sobre os recursos naturais, sobre a fauna e a flora e, consequentemente, sobre os seres humanos. Ações antrópicas de alteração do meio ambiente tem provocado a extinção de diversas espécies, degradação do solo, poluição dos meios e alterações dos ciclos biogeoquímicos.
Uma vez que não se pode frear o desenvolvimento socioeconômico, especialmente desde a década de 60, a sociedade tem buscado soluções capazes de permitir o crescimento econômico e social das nações, de modo a garantir qualidade de vida da população mundial, assumindo uma postura adequada à preservação ambiental. Essa necessidade de manter o equilíbrio entre a conservação dos recursos naturais e os avanços alcançados pelo ser humano ao longo dos anos, fez surgir na década de 80 o termo “Desenvolvimento Sustentável”.
O conceito de desenvolvimento sustentável traz a proposta de se utilizar os recursos naturais de forma que possam atender tanto às necessidades da população mundial hoje, quanto às suas necessidades futuras, de modo que esses recursos, ainda que finitos, não sejam esgotados. Nesse contexto, a gestão ambiental busca extrair os benefícios trazidos pelos recursos naturais, garantindo seu uso racional e promovendo a conservação da biodiversidade dos ecossistemas. A utilização dos sistemas de gestão ambiental (SGA) busca prevenir, minimizar ou solucionar os diversos problemas ambientais, para que seja possível alcançar o desenvolvimento sustentável. O SGA alimenta a obtenção de uma postura de preventiva, invés da corretiva.
Em suma, diante dos danos provocados ao meio ambiente, a gestão ambiental assume o objetivo de gerir as atividades antrópicas de modo a mitigar os impactos ambientais causados por elas, sendo então, essencial a qualquer empreendimento. A busca de soluções que tornem possível garantir a o desenvolvimento econômico fazendo o uso consciente e legal