Recutamento e seleção
&
Seleção
Introdução:
Pode-se dizer que o Recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho da mesma.
É a atividade que antecede a seleção.
O termo “recrutamento” teve origem, praticamente nos exércitos, pois estava vinculado a prática de captar recrutas para vagas de futuros soldados ou postos de guerrilha. Rapidamente o termo, bem como seu objetivo (captação de pessoas) foi ampliado para o sistema de RH, em especial, ao subsistema de Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Objetivo do Recrutamento:
Divulgar no mercado de trabalho as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuam determinadas características desejadas.
Recrutamento = comunicação.
Planejamento de Recrutamento:
Antes da realização do recrutamento, existe um planejamento que consiste na definição de caminhos e etapas a serem seguidos e a fixação de métodos para o alcance dos objetivos organizacionais.
O setor de recursos humanos, departamento de pessoal ou aquele responsável pelo recrutamento pode previamente realizar o estudo do perfil organizacional, para que por meio deste possa se identificar melhor, o número e o perfil dos funcionários necessários para o bom funcionamento organizacional.
Tipos de recrutamento:
● Interno
●Externo
●Misto
Recrutamento Interno:
Quando há um determinado lugar vago na empresa, esta procura preenche-lo com pessoal já pertencente à própria empresa.
Este recrutamento funciona através de promoções e transferências.
Vantagens:
●Mais econômico, a empresa economiza porque os custos são menores;
● Mais rápido;
● Maior índice de segurança, é uma maneira de reter talentos na empresa;
● Fonte poderosa de motivação para empregados, os funcionários são estimulados e valorizam a empresa;
●Aproveitamento de investimento feito;
●Desenvolve