Recusos humanos e gestão pessoas
Instituto Superior da Maia
Trabalho realizado por: Jorge Micael
Aluno: 18863
Introdução:
No dia 8 de Novembro, de 2004, teve lugar no Instituto Superior Ciências da Saúde – Norte, a realização do seminário “Estudo comparativo das acções ofensivas finalizadas com remate em equipas de futebol de diferente nível competitivo” (monografia) e “Perfil de actividade do jovem jogador de Futsal/Cinco”, dentro da temática de Futebol, tendo como prelector convidada, o Mestre Luís Miguel.
O futebol é um tema mais que estudado, mas que nunca estará completamente estudado e em que nunca se atingirá a perfeição. Todos os dias aparecem coisas novas, ideias novas, métodos de treinos
novos e que se alteram constantemente porque os jogadores evoluem e atingem patamares impensáveis á poucos anos atrás, realizando 60 jogos por ano, com uma intensidade e regularidade inquestionável. Tudo isto acontece porque existem pessoas que estudam o futebol e pensam no futebol. O seminário com o professor Luís Miguel, abriu esta perspectiva para aqueles que estão mais direccionados para modalidades individuais, sendo importante estudar antes o jogo e o que queremos do jogo, para depois treinarmos para o jogo.
Desenvolvimento:
A seguir vou explicar de uma forma breve e sucinta todas as componentes táctico técnicas que absorvem este jogo, que é o futebol. Durante o seminário o prelector expôs duas temáticas: o futebol de 11 e o agora Futsal, mas estando elas ligadas uma vez que os comportamentos e as acções que se desenvolvem numa estando directamente ligada á outra, isto é, Futebol _ um jogo de Oposição / Cooperação
O futebol é um jogo de oposição entre os jogadores de duas equipas e, simultaneamente, um jogo de cooperação entre os elementos da mesma equipa que procuram, a todo o momento, a adopção de comportamentos adequados, por forma a alcançarem os objectivos do jogo, isto é, a finalização (o golo) ou impedir a finalização.
Fig. 1_