Recusos humano x gestão de pessoas
Professor: Renato Barbosa
RECURSOS HUMANOS X GESTÃO DE PESSOAS
Vânia S.A. Mota Cruz
São Luis/MA
2012
RECURSOS HUMANOS X GESTÃO DE PESSOAS
Vânia S. A. Mota Cruz
Professor: Renato Barbosa
Universidade Vale do Acaraú – UVA Recursos Humanos x Gestão de Pessoas
As formas de contratações nas organizações do trabalho
Resumo
Este trabalho apresenta as principais diferenças entre Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Organização do Trabalho, em como as características que o gestor educacional precisa ter para o trabalho dentro de uma organização educacional. A partir dos anos 90 as empresas brasileiras passaram por grandes mudanças nas configurações organizacionais, sistemas operacionais, linhas de produtos e serviços e porte.
As empresas passaram a enfrentar um processo de pensar a organização de forma diferente, reconhecendo a necessidade de valorização das pessoas, e sendo pressionada por seus stakeholders a desenvolver políticas de retenção e desenvolvimento de seus colaboradores, os “talentos humanos”, como regra de competitividade. Em busca de agilidade, e impulsionadas pela era da informação, que elevou o acesso ao conhecimento por parte dos trabalhadores, as empresas abandonaram a sua tradicional organização, verticalizada, com diversos níveis de informação e decisão, para se horizontalizarem.
Aborda as principais tendências de Gestão de Pessoas com ênfase nos estudos e nas experiências desenvolvidas no âmbito da gestão educacional. O gestor educacional precisa ser acima de tudo um gestor de pessoas que exige algumas competências, dentre elas: conhecimento, determinação, ética, liderança de pessoas e processos, visão global, capacidade estratégica, orientação para resultados, flexibilidade, sensibilidade e senso critico. Paralelamente, as organizações passaram a perseguir uma maior flexibilização, conduzindo a novas formas de contratação de mão de obra, em direção a procedimentos mais ágeis de