Fichamento do texto fundamentos de cartografia ( paulo araújo duarte).
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS- C.C.H
CURSO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA DE CARTOGRAFIA
PROFESSORA: MESTRE ANA PAULA PINHO PACHÊCO
ALUNO: FRANCISCO DEFRISIO MENDES
FICHAMENTO DO TEXTO FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA
( PAULO ARAÚJO DUARTE).
SOBRAL/ SETEMBRO/ 2011.
Desde as épocas mais remotas, o homem vem utilizando-se da confecção de mapas como meio de armazenamento de conhecimentos sobre a superfície terrestre, tendo como finalidade principal, não só conhecer mas, muito principalmente, administrar e racionalizar o uso do espaço geográfico envolvente. Tais documentos, eram no passado, muito rudimentares, confeccionados de acordo com as técnicas e materiais então disponíveis. Mas eram o começo de uma caminhada em direção ao que hoje conhecemos por Cartografia. (pág. 19)
Quem me dera ter a faculdade de contar uma história como o faz um mapa. (...) Os mapas são a nossa literatura mais antiga, anterior ainda aos livros. Aposto que foi com o mapa que os seres humanos comunicaram se entre si pela primeira vez. (Morgan, 1989, p. 89). (pág. 19)
A confecção de mapas parece ser anterior á escrita. Há muitos registros que comprovam que os mais variados povos nos legaram mapas, tais como babilônios, egípcios, maias, esquimós, astecas, chineses, além de outros, cada qual refletindo aspectos culturais próprios de sua sociedade. (pág. 20)
Ao tratarmos da história da Cartografia, devemos ter o cuidado de evitar transmitir apenas uma visão ocidentalizada, isto é, eurocêntrica, pecando por não reconhecer a grande diversidade de formas de representação do espaço no mosaico universal de culturas. Cada sociedade, refletindo determinados aspectos culturais, tem ou teve alguma forma de perceber e de produzir imagens espaciais. (pág. 21)
É sempre conveniente chamar a atenção para a necessidade de se refletir sobre o fato de cada cultura possuir determinadas concepções do espaço e do tempo, as quais não podem ser menosprezadas e, muito menos,