Recursos Mineirais do Brasil
Sudeste: Na região sudeste podemos destacar os recursos naturais extraídos na região de Minas Gerais do Quadrilatero Ferrifero no qual compõe as cidades de (Mariana, Santa Barbara, Congonhas e Belo Horizonte)
O Quadrilatero Ferrífero é uma das principais areas de extração de ferro e manganês do Brasil, nota-se a grande presença dos mesmos na região, isso se da por estarmos falando de terrenos cristalinos do pré crambiano, no qual o quadrilatero situa-se em areas proterozóicas de grande composição de ferro. O nome quadrilatero ferrivero se deu com a conquista do mercado externo, que só foi possível com a construção de uma ferrovia que liga Minas Gerais à Vitória (VitóriaMinas) antigamente se usava o Vale do Rio Doce para escoar a produção, devido à essa utilização, mais tarde foi criada a Compania Vale do Rio Doce por Getúlio Vagas, empresa estatal de extração de minério de ferro, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso foi privatizada (1997).
Em 2005 a produção de minério de Ferro da Vale S.A (Nome modificado em 2008) foi de 255 milhões de toneladas, sendo 58 milhões destinada as siderurgias brasileiras e 197 milhões para a exportação.
Na região norte/nordeste podemos destacar o Projeto Carajá no qual foi um projeto de exploração mineral e de outras atividades econômicas implantado entre 1979 e 1986, tendo êxito sua atividade de exploração mineral. A infraestrutura; criada pelo governo federal ainda com a Vale estatizada para facilitar a exportação, para facilitar a mesma foi criada uma ferrovia saindo de Carajá (Pará) até o Maranhão (Porto da Madeira) para assim ser exportada.
Também foi criada uma Usina Hidrilétrica no Rio Tocantins (Tucuruí) para dar suporte energético para as atividades que ali fora projetadas.
Já na região ce entro-oeste (Mato Grosso do Sul) podemos encontrar o maciço de Urucum, no qual sua exploração começou em 1930, seu grande auge foi nos anos 50 com o desenvolvimento nacional avançando e a