terremotos
Geosfera: Corresponde às rochas que compõem o planeta Terra, e vai das terras emersas ( não são cobertas pela água) até às terras imersas (são cobertas pela água)1.
Hidrosfera: Corresponde à água existente nos oceanos, rios e lagos.
Atmosfera: Corresponde às camadas de ar, que suprem de oxigênio, compondo também uma proteção contra as perigosas emanações de infravermelho a partir do Sol. A atmosfera também protege o ambiente terrestre da queda de meteoritos.
Biosfera: Corresponde ao conjunto de seres que coabitam nosso planeta, incluindo a antroposfera.
Antroposfera: Corresponde a toda a humanidade, que vive em sociedades em que o trabalho alterou profundamente os espaços, formando o que se conhece como espaços geográficos. Estudos Interno da Terra
Na crosta terrestre, na camada superficial, são encontradas rochas relativamente mais leves, principalmente silício e magnésio. A espessura é variável, nos continentes, corresponde 20 à 70 km, nos locais sob o oceano de 5 à 15km, nos continentes (SIAL) e oceanos (SIMA)
Litosfera: É a parte mais superficial da crosta terrestre, onde se encontram as jazidas mineiras exploradas pelo homem. Apesar de sua pequena espessura, a litosfera é subdividida em duas partes:
Sial: menos denso, menos profundo, predomínio de silício e alumínio.
Sima: mais denso, mais profundo, predomínio de silício e magnésio.
Manto: Espessura de +/- 2.900 km, formando um material pastoso chamado de magma. Na parte externa, há uma camada conhecida por atmosfera, onde ocorrem movimentos de convecção responsável pelos terremotos (maremotos) e as erupções vulcânicas.
Núcleo ou nife (níquel e ferro) : Com um raio de aproximadamente 1.200 km, é subdividido em duas partes: externa e interna.
A parte externa é líquida. A parte interna é sólida e constituída basicamente de ferro e níquel.
Com um limite máximo de 6.380 km.
Recapitulando:
A camada sólida e externa da Terra, é