AUTOCLAVE MEIO DE CULTIVO E TÉCNICAS BÁSICAS DA MICROBIOLOGIA
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Cleiton Aguiar Andrade
PRÁTICA II
AUTOCLAVE MEIO DE CULTIVO E TÉCNICAS BÁSICAS
DA MICROBIOLOGIA
Turma: CTD151A
Diamantina 2013
SUMÁRIO
1- RESUMO 2
2- INTRODUÇÃO 3
3- MATERIAIS, E EQUIPAMENTOS E METÓDOS. 5
4- DISCUSSÃO E RESULTADOS 8
5- CONCLUSÃO 9
6- BIBLIOGRAFIA 10
1- RESUMO
Nessa aula, aprendemos sobre meios de cultura. Vimos que estes podem apresentar uma grande variação, quanto ao estado físico e quanto à sua composição, de acordo com a necessidade dos microrganismos e os objetivos a que se destinam e que para se obter resultados seguros e eficientes quando se trabalha com meios de cultura é importante observar técnicas assépticas de inoculação e semeadura.
2- INTRODUÇÃO
O cultivo de microrganismos, em condições laboratoriais, se dá pela utilização de meios de cultura. Esses podem ser definidos como o conjunto de nutrientes necessários para haver multiplicação ou manutenção dos microrganismos. Existe uma grande variedade de procedimentos e preparações nutricionais utilizadas para induzir tal crescimento, de acordo com as exigências nutritivas e das condições físicas requeridas pelos diversos tipos de fungos e bactérias. Devido às grandes variações das necessidades nutritivas dos microrganismos, os meios de cultura são bastante diferentes em sua composição. Quanto ao estado físico, podem ser:
• Líquidos – são desprovidos de ágar.
• Sólidos – apresentam em sua composição de 1,5 a 2,5% de ágar.
• Semi-sólidos – apresentam em sua composição até 1% de ágar.
Ágar é Um polissacarídeo extraído de algas, responsável pelo aspecto gelatinoso do meio sólido. O ágar é mais usado que a gelatina, pois, além de não ser atacado pela grande maioria