biosseguran a em laborat rios de Microbiologia
Daiane Silva Souza
Matrícula: 201403015759
Professora: Eliane Araújo
Disciplina: Microbiologia Básica
Turma: 3002 – Segunda-feira
Turno: Noite
Biossegurança e Material de Laboratório em Microbiologia
Fortaleza
2015
Biossegurança e Material de Laboratório em Microbiologia
Biossegurança é o conjunto de medidas destinadas a prevenir riscos inerentes às atividades dos laboratórios de assistência, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que possam comprometer a saúde dos profissionais e o meio ambiente. A responsabilidade legal pela segurança em ambientes de trabalho cabe aos administradores, no entanto os funcionários devem incorporar em sua rotina de trabalho as Boas Técnicas Microbiológicas e as Normas de Biossegurança.
Um Serviço de Microbiologia pode compreender diversos setores, dependendo da forma de estruturação da área. De maneira geral podemos subdividir a microbiologia em Microbiologia Geral, Bacteriologia, Micobacteriologia, Micologia além de Virologia e Parasitologia, sendo que os dois últimos habitualmente constituem serviços separados na maioria dos laboratórios clínicos.
Riscos
Agentes biológicos humanos e animais são divididos em classes de acordo com critérios de patogenicidade: alteração genética ou recombinação gênica, estabilidade, virulência, modo de transmissão, endemicidade, consequências epidemiológicas, disponibilidade de medidas profiláticas e tratamento eficaz. Classe de Risco I - Nenhum ou baixo risco individual e comunitário. Microrganismo que tenha pouca probabilidade de causar enfermidades humanas e em animais. Ex: Bacillus subtilis, Lactobacillus casei.
Classe de Risco II - Risco individual moderado e risco comunitário limitado. A exposição ao agente patogênico pode provocar doença humana ou animal, porém se dispõe de medidas eficazes de tratamento e prevenção, sendo o risco de propagação limitado. Ex: Clostridium tetani, Staphylococcus aureus, Cândida albicans, Schistosoma