novos metodos em remunerçaõ
A remuneração fixa é a mais utilizada pelas organizações, uma vez que utiliza da homogeneização e padronização dos salários facilitando seu equilíbrio interno e externo. Permite também o controle pelo órgão da administração salarial proporcionando uma base logica para a distribuição dos salários focalizando a atividade em função do tempo, horário de trabalho, tempo em que as pessoas estão disponíveis para a organização. Mas este tipo de remuneração não consegue motivar nem incentivar as pessoas a obter um comportamento proativo, não incentiva a aceitação de riscos nem de responsabilidades.
Vantagens
Desvantagens
Equilíbrio interno e externo
Não proporciona motivação
Homogeneíza e padroniza os salários
Não incentiva nem possibilita a aceitação de riscos e maiores responsabilidades
Facilita a administração e controle dos salários
Funciona como elemento de rotina e dom status quo
Permite uma base logica
Remunera as pessoas em função do tempo disponível ao trabalho e pela competência oferecida e não pelo alcance de resultados e metas
Focaliza a execução rotineira das tarefas e a busca da eficiência
Afeta os custos fixos organizacionais
Remuneração Variável
Teve inicio com as organizações europeias e americanas, consiste em remunerar as pessoas pelos resultados alcançados. Os resultados são rateados entre a organização e as pessoas que ajudaram a alcança-los. É uma parceria que funciona em duas vertentes, no lucro ou no prejuízo. O colaborador ganha mais se a organização ganhar, ganha menos se a organização ganhar menos e nada ganha a mais se a organização nada ganhar.
Remuneração variável é a parcela da remuneração total creditada periodicamente – trimestral, semestral, anual- a favor do colaborador.
Prós
1- Ajusta a remuneração às diferenças individuais, ao desempenho e ao alcance das metas e resultados.
2- Funciona como motivação intrínseca, como fator motivacional.
3- Premia o bom