saúde colletiva
CST: SEGURANÇA NO TRABALHO
DOCENTE: RENETE
DISCENTE: ANGELA MARIA R. MITSUZAKI
SAÚDE COLETIVA
As articulações saúde e trabalho (SUS)
Com vista a contribuir somando esforços para a efetivação das diretrizes do sistema único de saúde (SUS) que consiste na universalidade, interatividade e equidade da atenção, da política nacional de humanização (pnh) do ministério da saúde humaniza SUS em um hospital publico.
A PNH, como movimento dos modelos de atenção e gestão, parte dos princípios: a) a indos sociabilidade entre clinica e política e, conseqüentemente, entre atenção e gestão dos processos de trabalho nas diferentes umidades de saúde; e b) a transversalidade, que tem o sentido de aumentar o grau de abertura comonicacional inter e intergrupos. (PASSOS, 2006), ampliando a grupal idade e/ou as formas de conexão entre os grupos que constituem processo de trabalho.
Assim distanciamo-nos do viés queixo-conduta, que ainda disponha com proeminência nas ações, na área da saúde, e marcamos nosso compromisso com a afirmação e expansão da vida ao não forçarmos, como raio de ação, a doença, mas sim promoção e produção de saúde.
A construção de tal proposta partiu dos possíveis riscos de produção de adoecimento nos trabalhadores do referido estabelecimento de saúde, tendo em vista: a precarizaçao e verticalização das relações de trabalho hierarquizações rígidas; insuficientes condições matérias para oferecer atendimento digno aos usuários; baixos salários; ritmo extenuante e fragmentação do trabalho, dentre outros aspectos.
Pesquisa realizada no estabelecimento em questão, dentre as quais destacam a que foi desenvolvida pelo centro de saúde do trabalhador.
Conclusão: o sistema único de saúde SUS esta longe de supri a necessidade dos usuários pois falta muitas ferramentas divido a demanda ser muito grande no pais.
PNH, investir nas na tecnologia, levando conhecimento a população sobre vários assuntos tais como: alimento