Artigos
As teorias administrativas evoluiram, já a comunicação se tonou a fonte principal para um bom relacionamento interpessoal que somando ao conhecimento e informação que são adiquiridas através da troca de experiência entre pessoas ou através dos vários meios tecnológicos que devem ser aproveitados tanto para o aperfeiçoamento das empresas e das pessoas que fazem parte tanto do crescimento econômico como social.
Desenvolvimento
A administração sempre existiu, mas evoluiu a partir da Revolução Industrial com o desejo do homem em aumentar sempre seu lucro, a necessidade da evolução da produtividade, por meio da mecanização e da forma de trabalhar, gerou a necessidade de um aprofundamento do estudo da atividade administrativa.
A teoria das organizações mostra que o processo das organizações ao ambiente teve início com o desenvolvimento da administração científica por Taylor (1995), que pregava o alcance da máxima produtividade com menor custo e eficiência constante e equilibrada, através da racionalização do trabalho, visando atender á demanda crescente do mercado.
Com a evolução da teoria das organizações, surge a escola das organizações humanas, em oposição á teoria clássica que a ênfase estava no todo organizacional e da estrutura para garantir a eficiência a todas as partes envolvidas. Essa escola nasceu da necessidade de se corrigir a forte tendência á desumanização do trabalho surgida com a aplicação de métodos rigorosos aos quais os trabalhadores deveriam submeter-se (CHIAVENATO, 2000).
Num período anterior, Max Weber desenvolveu seu modelo de burocracia, que contemplava tanto a diferenciação (pela divisão do trabalho e especialização das tarefas) quanto a integração (pela hierarquia de autoridade de regras e regulamentos escritos) (WAGNER et al.,1999).
Já nos anos 50, em resposta á forte pressão econômica da época, voltada inicialmente para lucros e custos, que não se revelam suficientes para explicar a organização