RECURSOS HÍDRICOS
A água é fundamental para a manutenção da vida no planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas vidas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água. No sentido de manter esse recurso natural disponível para a vida no planeta, é importante definir o termo Recurso Hídrico, que considera a água como um recurso finito, escasso e dotado de valor econômico. É um recurso tão importante que de acordo com sua disponibilidade define o desenvolvimento que uma região, país ou sociedade pode alcançar.
Muitos quando comparando água com recurso hídrico confundem deixando a falsa ideia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta. De acordo com diversos estudos de disponibilidade de água no mundo, dizem que menos de 3 % da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneo, o que dificulta sua utilização pelo homem. Este milênio que está começando, apresenta o grande desafio de evitar a falta de água. Um estudo realizado em julho de 2000 feito pela revista Science mostrou que aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Nos continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas.
Vale ressaltar que toda atividade humana gera impacto ambiental negativo, afetando assim a qualidade dos recursos hídricos. As principais causas de deterioração da