transtorno de ansiedade e de humor
Transtorno Mental.
São concebidos como síndromes ou padrões comportamentais ou psicológicos clinicamente importantes, que ocorrem num indivíduo e estão associados com sofrimento ou incapacitação ou um risco significativamente aumentado de sofrimento, morte, dor, deficiência ou perda importante da liberdade.
Comportamento desviantes X conflitos com a sociedade ≠ transtorno mentais. (DSM – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais)
Diagnóstico
Psiquiatria clássica (ex: esquizofrenias, paranóias, Psicose Maníaco Depressivo - PMD, psicopatias).
Diagnóstico estrutural – Psicanálise (psicose, neurose e perversão).
DSM IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Metais) e CID 10 – diagnósticos sindrômicos (ex: transtornos do humor, transtornos ansiosos – fobias e pânico, transtornos delirantes).
Prevalência das Doenças Psiquiátricas no Brasil (Almeida e cols, 1997).
31 a 50% da população apresenta durante a vida pelo menos um episódio de transtorno mental.
20 a 40% da população necessita de algum tipo de ajuda profissional.
Transtornos Ansiedade -18%; fobias -17%; dep. Álcool -9%; transtornos Depressivos -10%; transtornos Psicóticos -2%; mania e ciclotimia -1%.
A Universidade de Brasília (UnB) divulgou o resultado de uma pesquisa que aponta as principais doenças que causam afastamento do trabalho no Brasil. Segundo o levantamento, em 2008, 4% dos 32,5 milhões de trabalhadores brasileiros com atestado médico por mais de 15 dias consecutivos receberam o auxílio-doença concedido pelo Ministério da Previdência Social. Os principais motivos estão ligados a lesões, como fraturas de pernas, punhos e braços; doenças oesteomusculares, como dores na coluna; e doenças mentais, como depressão, alcoolismo e esquizofrenia.
De acordo com Anadergh Barbosa-Branco, autora da pesquisa e especialista em medicina de trabalho os três principais motivos de afastamento são: lesões, doenças osteomusculares e doenças