Diagn Stico Diferencial Entre Psicose
Questionamentos se estamos diante de uma doença organicamente determinada, se sim, verificar se trata-se de um delirium ou de um quadro demencial;
Se não for orgânico parte-se para verificar se é neurose ou psicose. Isto é muito importante. Por que? por ser o de maior frequência, por ser indispensável para condução do tratamento.
O diagnóstico requer que um dano real deva ter sido causado à saúde física e mental do usuário.
Transtorno de Humor
Nestes transtornos a perturbação fundamental é uma alteração do humor ou afeto, normalmente para a depressão (com ou sem ansiedade associada) ou exaltação (elação)
F30 – Episódio Maníaco
Apresenta humor elevado e um aumento na quantidade e na velocidade da atividade física e mental.
Obs: o episódio maníaco só acontece uma vez, a recorrência do quadro maníaco deve ser considerada como transtorno bipolar. O episódio maníaco não tratado pode durar até 3 meses.
Tipos de Mania
Hipomania – quadro mais leve, não acompanha alucinações ou delírios. Alteração leve e persistente do humor, ou por vários dias consecutivos – concentração e atenção podem estar comprometidas.
Diretriz diagnóstica – persistente por vários dias continuadamente; interferência no trabalho ou atividade social
Subtipos de Manias
Mania sem Sintomas Psicóticos: humor desproporcionalmente elevado em relação às circunstâncias do individuo e pode variar de uma jovialidade despreocupada a uma excitação quase incontrolável; a auto estima está inflada ou ideia super otimistas são livremente expressas. Deve durar menos de uma semana e ser grave o suficiente para perturbar o ritmo normal de trabalho e atividade social.
Mania com Sintomas Psicóticos: a auto estima elevada e as ideias grandiosas podem evoluir para delírios e irritabilidade. É comum confundir este tipo de mania com Esquizofrenia, pois normalmente são hospitalizados quando em crise alucinatória. Por isso a anamnese deve ser