Recursos Hunamos
1. Diagnóstico: é o levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.
2. Desenho: é a elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.
3. Implementação: é a aplicação e condução do programa de treinamento.
4. Avaliação: é a verificação dos resultados do treinamento.
Na realidade, as quatro etapas do treina¬mento envolvem o diagnóstico da situação, a decisão quanto à estratégia para a solução, a implementação da ação e da avaliação e o controle dos resultados das ações de treinamento. O trei¬namento não deve ser confundido com uma simples questão de realizar cursos e proporcio¬nar informação. Ele vai muito mais longe. Sig¬nifica atingir o nível de desempenho almejado pela organização através do desenvolvimento contínuo das pessoas que nela trabalham. Para tanto, é desejável uma cultura interna favorável ao aprendizado e comprometida com as mu¬danças.
Vejamos cada uma das quatro etapas do treinamento.
produ¬tos enlatados e fechados nem sempre soluciona as necessidades da organização. É preciso ava¬liar as necessidades da organização e das pessoas e estabelecer critérios precisos para estabele¬cer o nível de desempenho almejado. Além dis¬so, a organização precisa estar disposta a dar espaço e oferecer oportunidades para que as pessoas possam aplicar as novas competências e conhecimentos adquiridos no treinamento Para evitar desperdícios e garantir o retorno de¬sejado do investimento, o pragmatismo é im¬prescindível na programação do treinamento. A maneira de conciliar o investimento com o re¬torno é o chamado treinamento voltado para re¬sultados, por mais difícil que seja defini-los e aferi-los. Estabelecer resultados para o treina¬mento e compará-los posteriormente é indispensável.
A Cornell University fez uma pesquisa ar 30 grandes empresas americanas e