Relatorio de estagio
1.0.AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
1.1. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Segundo a professora Jussara Hoffmann, avaliar num novo paradigma é dinamizar oportunidades de ação-reflexão, num acompanhamento permanente do professor e este deve propiciar ao aluno, em seu processo de aprendizagem, reflexões acerca do mundo, formando seres críticos libertários e participativos na construção de verdades formuladas e reformuladas.
Nas leis de diretrizes e bases nº 9.394/96, de acordo com o artigo 24, inciso V sobre avaliação escolar segue-se:
- uma avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
- a possibilidade de aceleração para alunos com atraso escolar;
- a possibilidade de avanços nos cursos e nas séries e diante verificação de aprendizado;
- o aproveitamento de estudos concluídos com êxito;
- a obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os acasos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino e seus regimentos.
Avaliação escolar é um processo pelo qual observa-se, verifica-se, analisa-se, interpreta-se um determinado fenômeno (construção do conhecimento), situando concretamente quanto aos dados relevantes, objetivando uma tomada de decisão em busca da produção humana.
1.2. REALIDADE, QUALIFICAÇÃO, DECISÃO.
Segundo o pedagogo Cipriano Carlos Luckesi, avaliar tem basicamente três passos:
- Conhecer o nível de desempenho do aluno em forma de constatação da realidade;
- Comparar essa informação com aquilo que é considerado importante no processo educativo (qualificação);
- Tomar decisões que possibilitem atingir os resultados esperados.
Nesse sentido, é essencial definir critérios em que caberá ao professor listar os itens realmente importantes, informá-los aos alunos, sem uma necessidade, pois a avaliação só tem