Cinema
O cinema brasileiro nasceu em 1896, com a primeira exibição no dia 08 de julho de 1896 no Rio de Janeiro trazido por Henri Paillie.
Os primeiros filmes brasileiros foram rodados entre 1897-1898. Uma "Vista da baia da Guanabara" teria sido filmado pelo cinegrafista Afonso Segreto em 19 de junho de 1898, esta foi a bela época do cinema brasileiro, a Bela Época do cinema brasileiro que trouxe uma farta documentação gráfica.
O primeiro filme brasileiro a rodar nas telas foi “Nhô Anastácio Chegou de Viagem”, um filme que narrava as peripécias de um matuto que veio passear no Rio de Janeiro. A fita tinha uns 15 minutos de duração. Os primeiros filmes brasileiros teve como protagonista o homem do interior do Brasil. Entre 1909-1910 o Brasil alcançou a cota de 100 títulos e em 1912 é iniciada uma crise.
A primeira sala de exibição no Rio foi o Salão Paris localizado na rua do ouvidor n°141 e foi inaugurado em 1897, o salão apresentava o cinema como uma novidade francesa e logo depois passou a se chamar Salão Paris no Rio.
Esse salão promoveu o interesse geral pelo cinema com o estilo de sua programação, que apresentava novidade s e atrativos para o público.
A primeira maquina de projetar usada no Brasil foi o Omniógrafo. O acontecimento foi noticiado da seguinte maneira:
“Omniógrafo” - Com esse nome tão hibridamente composto, inaugurou-se ontem às duas horas da tarde, em uma sala à Rua do Ouvidor, um aparelho que projeta sobre uma tela colocada ao fundo da sala diversos espetáculos e cenas animadas por meio de uma série enorme de fotografias. (...) cremos ser este o mesmo aparelho a que se dá o nome de cinematógrafo. (...)
Apaga-se a luz elétrica, fica a sala em trevas e na tela dos fundos aparece a projeção luminosa, a princípio fixa e apenas esboçada, mas vai pouco a pouco se destacando.
Entrando em funções o aparelho, a cena anima-se e as figuras movem-se.
Talvez por defeito das fotografias que se sucedem rapidamente, ou por