Recursos humanos
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
TRABALHO DO FUTURO
Balneário Camboriú
2012
Introdução O trabalho produtivo da indústria, cujos princípios norteadores eram o fordismo e o taylorismo, que valorizavam a produtividade, controlando os movimentos das máquinas e dos homens no processo de produção, tende a desaparecer. Qual o futuro do trabalho? Qual o nosso papel enquanto futuros trabalhadores? O que as empresas esperam dos estudantes de hoje que estão entrando no mercado de trabalho?
CAUSADORES
O mercado exige tanto dos profissionais que a perspectiva atual técnico, científico e informacional têm exigido um nível cada vez mais elevado de qualificação (graduação, pós-graduação, conhecimento pleno em informática, idiomas entre outros atributos), capacidade de exercer múltiplas funções, além de qualificação, atitudes como iniciativa, criatividade e bom relacionamento. Até 2015, principalmente profissões operacionais como cobradores de ônibus, caixas e todos os postos de trabalho podem ser substituídos por máquinas.
TRABALHADOR
O papel do trabalhador é prestar serviço produzindo idéias, resolvendo problemas, criando soluções e precisa acompanhar as tendências e conjunturas e estar preparado para ir se adaptando a elas o tempo todo. Competências, Habilidades e Atitudes do Profissional do Século XXI:
Capacidade de trabalhar em equipe, domínio de idiomas, domínio de informática, autodidatismo, reciclagens periódicas, atualização permanente, neofilia, cidadania e responsabilidade social, habilidade em tomada de decisão, capacidade de aprender a aprendee, Capacidade de associação de idéias, Liderança, Visão de Conjunto.
Assim, uma vez identificada a necessidade de captação de recursos financeiros de terceiros, para concretização de investimentos e para o cumprimento de obrigações assumidas anteriormente, a administração da empresa levará ao Conselho de Administração ou à Assembléia Geral