Planejamento de cargos
Tópicos importantes: Origem e papel da análise de cargos; conceito de análise, descrição e especificação de cargos; métodos de coleta
Origem e Papel
A análise de cargos é um instrumento de precisão, um instrumento para adquirir o conhecimento exato, tem dois componentes básicos: descrição e especificação do cargo.
A origem da análise de cargos veio do Estudo de Tempos e Movimentos de Taylor e do casal Gilbreth.
Na época usava o estudo de tempos e movimentos para o estabelecimento de salários.
No Século XX, do ponto de vista financeiro, ficou evidente que valia mais a pena valorizar o trabalho em equipe do que o individual e com isto o vínculo do Estudo de Tempos e Movimentos com a Análise de Cargos foi abandonado.
Hoje a análise de cargos é a ferramenta básica de ARH, o alicerce para todas as demais práticas de RH. É preciso fazer um diagnóstico e documentar as atribuições dos cargos e as qualificações necessárias para ocupa-lo.
Entre as inúmeras aplicações de cargos destacam-se os seguintes: * Diagnóstico: análise do ambiente interno e externo da organização; * Recrutamento e Seleção: análise que saem os requisitos que os interessados devem preencher para se candidatar a vaga; * Treinamento e Desenvolvimento: ajuda a identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento para atingir o nível máximo de excelência; * Plano de Cargos e Salários: analisa as responsabilidades do cargo e estabelece o salário; * Programas de Saúde e Ergonomia: elabora programas preventivos evitando acidentes e lesões; * Desenho e Redesenho de cargos, Equipes e Projetos: ajuda a organização no desenho e redesenho de cargos e equipes;
Conceito da Análise
Primeiro significado de analisar é SEPARAR (elementos, partes e componentes).
Análise de cargos é o processo de esmiuçar um cargo em partes menores e mapeá-las de forma coerente.
Composição do cargo: são agrupados em dois conjuntos: descrição de cargos (funções