Recursos humanos
Curso: Graduação Tecnológica em Recursos Humanos
Disciplina: Consultoria em Recursos Humanos
Professor: Edson Lobo
Pólo: Batista Turma: GTRH01S
Aluna: Sandra Pereira
Estudo de Caso: 1- Imagine você como um consultor de Recursos Humanos chegando numa empresa como essa e encontra a situação nesse nível?
Primeiro, compreenderia o que a empresa espera de um supervisor. Depois, compreenderia a necessidade dos funcionários e, por fim, avaliaria suas habilidades e procuraria desenvolvê-las e melhorá-las. O principal objetivo é proporcionar lucro para a empresa. A empresa espera lucro e, para isso, o supervisor é aquele que acompanhará a produção full time para que todas as metas e objetivos sejam atingidos, intervindo quando necessário, buscando soluções, gerenciando conflitos, críticas e elogios e, principalmente, influenciando de forma positiva a fim de usarem suas habilidades para trabalharem e atingirem os resultados esperados.
Ouvir atentamente as partes envolvidas e julgando os problemas e não as personalidades. Após cercar-se de todos os fatos, caberá um processo decisório, ou seja, mantendo a mente aberta, evitando tomar partido, não ser tendencioso e não deixar que títulos influenciem na minha decisão. Realizar reuniões com a gerência de fábrica para definirmos a metodologia necessária – documentação, treinamento, comunicação, para evitar conflitos posteriores. Os conflitos acabam quando os critérios são claros, definidos e bem comunicados a todos os envolvidos. Os conflitos começam quando as decisões são subjetivas, baseadas em impressões ou achismos.
Podemos ponderar os treinamentos fornecidos ela empresa como um fator enriquecedor em conhecimentos para as práticas a serem executadas na empresa na função de cooperar, envolver, incentivar e acima de tudo compreender as necessidades de estabelecer na organização o que foi repassado.
É possível detectar quando o colaborador, por motivos diversos, não