Recursos humanos
Princípios e valores do cuidar
Elaboração de um plano de acção de formação desde o diagnóstico de necessidades à avaliação de resultados
Cláudia Margarida Sousa de Barros
Ponte de Lima, Dezembro 2011
Resumo
Este trabalho foca-se no voluntariado, em particular junto de pessoas idosas.
A formação melhora o desempenho e a motivação e incentiva o espírito de pertença.
O voluntariado é uma actividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afectam a sociedade em geral. ( art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro)
É o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.
Com a realização deste trabalho pretende-se dar um contributo para o saber ser voluntário junto das pessoas idosas ao Grupo de Jovens.
O trabalho irá incidir nos princípios e valores do cuidar, em que serão inquiridos 15 jovens que têm como objectivo fazer voluntariado junto das pessoas idosas.
1. Modelo Sistémico Geral da Actividade de Formação 1. Objectivos estratégicos da organização
Os participantes alvo da acção de (in)formação elaborada pertencem a um grupo de jovens que por sua vez está ligado quer à junta de freguesia que à paroquia de São João da Ribeira – Ponte de Lima.
As organizações não são criadas a esmo. Elas existem para fazer alguma coisa. Todas as organizações têm uma missão a cumprir. A missão representa a razão da existência de uma organização. Significa a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada e para