Recursos humanos
Unidade II
Conhecimentos técnicos
ANTROPOMETRIA E ERGONOMIA
A ergonomia é definida como a adaptação do trabalho ao homem. Para a realização dos seus objetivos, a ergonomia estuda uma diversidade de fatores relacionados com o homem, a máquina, o ambiente, a informação, a organização, e as conseqüências do trabalho na saúde do trabalhador. Uma característica da ergonomia é a sua interdisciplinaridade, pois diversas áreas do conhecimento lhe dão sustentação, entre elas, a antropometria, ciência que trata das medidas físicas do corpo humano.
1. O que se entende por Antropometria?
É uma ciência da qual a ergonomia utiliza as medidas corporais e as medidas dos instrumentos de trabalho para proporcionar conforto e saúde ao trabalhador. As dimensões antropométricas estão diretamente envolvidas ao alcance dos movimentos do corpo humano e as posturas adotadas no ambiente de trabalho.
2. De onde surgiu a Antropometria?
A origem da Antropometria vem da antiguidade, pois os egípcios e gregos já observavam e estudavam a relação das diversas partes do corpo. A importância das medidas ganhou especial interesse na década de 40, provocada pela necessidade da produção em massa. Preocuparam-se com a produção e o mau posicionamento do funcionário.
3. Quais as aplicabilidades das medidas antropométricas na ergonomia?
Uma das grandes aplicabilidades das medidas antropométricas na ergonomia é no dimensionamento do espaço de trabalho. O espaço de trabalho é o local imaginário necessário para realizar os movimentos requeridos no trabalho. O imaginário torna-se real após o levantamento antropométrico, proporcionando o máximo de conforto músculo-articular.
4. Quais as situações utilizadas para se obter as medidas necessárias?
Há dois tipos de recursos utilizados na antropometria:
•Antropometria Estática: São consideradas as medidas das dimensões do corpo quando o indivíduo encontra-se em postura neutra, sem movimentar-se.