recursos humanos
Nome
Papel
RA
Bruno Nobile
Porta-Voz
14696694
Gabriel Fagundes
Líder
13035845
Caroline Avelar
Redator
14688642
ViniciusTacine
Membro
14688733
Henrique Leda
Membro
14699854
Luiz Castaldi
Membro
14683700
1. Questões e Estratégias de Pesquisas
O Grupo definiu o problema 2. Conceitos Relevantes
Cultura é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente, especialmente no senso comum, a definição genérica formulada por Edward B. Tylor segundo a qual cultura é "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
A cultura tem como função desempenhar o papel de definidora de fronteiras, ou seja, cria distinções entre uma organização e outras. Proporciona um senso de identidade aos membros. Facilita o comprometimento com algo que se sobrepõem aos interesses individuais. Estimula a estabilidade do sistema social. Orientar e dar forma as atitudes e aos comportamentos dos trabalhadores. Adequando o termo cultura às organizações, temos Cultura Organizacional. Cultura Organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização e que a distingue de outra. Em última análise, esse sistema se constitui das características mais valorizadas pela organização.
De acordo com pesquisas recentes, um conjunto de sete características básicas capta a essência dessa cultura. São elas:
Inovação e assunção de riscos: o grau em que os funcionários são estimulados a inovar e assumir riscos.
Atenção aos detalhes: o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.
Orientação para os resultados: o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance.
Orientação para as pessoas: o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito