Pre projeto Metodologia de pesquisa
Resíduos Sólidos Urbanos em Goiânia: Conhecendo o trabalho da COMURG e determinação de práticas para seleção residencial adequada
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à aprovação na Disciplina Metodologia da Pesquisa.
Goiânia
2015
1) TÍTULO: Resíduos Sólidos Urbanos em Goiânia: Conhecendo o trabalho da COMURG e determinação de práticas para seleção residencial adequada
2) TEMA: Biodiversidade e sustentabilidade
3) DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Identificação dos tipos de lixos domésticos e seus destinos na cidade de Goiânia.
4) PROBLEMA:
O cidadão pode auxiliar na redução e no processo de tratamento de lixo na cidade de Goiânia?
5) HIPÓTESE:
Sim, através do conhecimento do processo de coleta e tratamento do lixo na cidade, o que acaba motivando os cidadãos a iniciar este processo em seu consumo consciente e na separação dos resíduos domésticos.
6) OBJETIVOS: 6.1 GERAL: Criar uma metodologia para destinar os diferentes tipos de lixo doméstico e colaborar com o tratamento do lixo feito pela COMURG.
6.2 ESPECÍFICOS
Diferenciar os tipos de lixo doméstico
Fazer um levantamento dos serviços prestados pela COMURG
Identificar a melhor forma para separar o lixo doméstico
7) JUSTIFICATIVA
O Estado de Goiás presta serviço de coleta de lixo e trata-o, mas os cidadãos não tem conhecimento de como esse trabalho diário é feito, e por isso, muitas vezes, não se sentem motivados a separar o lixo doméstico produzido em suas residências. Não se sabe para onde vai, como é tratado, como é separado. A falta de conhecimento é o principal fator para o desinteresse. Assim sendo esta pesquisa poderá colaborar com a propagação do conhecimento e com a identificação de formas sustentáveis para lidar com o próprio lixo.
8) REVISÃO DA LITERATURA
Para Francisco (2011a), a urbanização se intensificou com a expansão das atividades