Recursos humanos
Climatério envolve todo o período de transformações em torno da ultima menstruação. O climatério é a transição para um período na vida da mulher, em que ela deixa para trás a fase reprodutiva. A insuficiência ovariana é secundaria ao esgotamento dos folículos primordiais que constituem o patrimônio genético de cada mulher. A diminuição dos níveis hormonais é um fato que ocorre com todos as mulheres e se inicia ao redor dos 40 anos, algumas mulheres podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas ,porém todas chegarão a menopausa. O climatério costuma durar entre 6 e 8 anos ,antes e depois da menopausa.
Menopausa
A menopausa é a fase em que se encerra a capacidade reprodutiva da mulher, consequência da queda da produção dos hormônios estrógeno e progesterona e o fim da ovulação, os ovários estão esgotados devido ao desgaste ocorrido na fase reprodutiva, a mulher, além de menstruar mais espaçadamente passa a ter uma ovulação menos frequente ,primeiro cessam as ovulações e depois a menstruação. No entanto, esses hormônios sexuais desempenham, também, papéis importantes no controle de outras funções do organismo. É por isso que muitas mulheres sofrem com sintomas desconfortáveis, como suor noturno, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço e diminuição de atenção e memória. A redução dos hormônios provoca, ainda, perda da elasticidade da pele e diminuição da massa muscular, além de inibição da reabsorção óssea, aumentando o risco de osteoporose. Mas é possível reduzir os efeitos das mudanças hormonais com uma alimentação saudável, aliada a uma rotina de exercícios regulares.
As mudanças são visíveis no corpo da mulher há uma tendência natural de engordar,pelo que é sempre aconselhável uma dieta mais saudável,não é só um questão de estética e sim de saúde,é preciso ingerir alimentos com menos caloria,gordura e mais cálcio,para auxiliar o fortalecimento dos ossos,além disso nesta nova fase é mais fácil o acumulo de gordura