Recursos humanos
Gestão: conceitos e valores
Atualmente o gestor organizacional terá de adotar um modelo adotado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administra-la rumo aos objetivos.
Gestor é o administrador imbuído de novas responsabilidades, o qual deve estar alinhado com as necessidades e exigências do mundo. Que no atual cenário de abundante concorrência, os fatores que realmente tem relevância para uma boa gestão são aqueles relacionados a qualidade e a criatividade, com o proposito de eliminar desperdícios. Gestor não é uma massa de modelar, para a empresa molda-lo, mas sim, um individuo que traz com sigo experiências, conhecimento, competências e modelos mentais, permeado por valores e que representam, no todo, o estilo do gestor.
É do trabalho árduo que se forma que se forma o gestor adequado a alinhado ao propósitos da empresa.
Os Imperativos éticos
Atualmente há uma pressão para que os gestores reajam a organização com se fosse uma orquestra afinadíssima, cuja uma só nota fora do tom possa resultar em perdas. Cargos de chefia, são pressionados a obter o máximo lucro chegando atem mesmo a serem estimulados, de maneira perigosa, a estabelecer uma competitividade interna exagerada. Onde os indivíduos trazem conceitos sobre princípios, valores e ética mas que por conta das exigência organizacionais acabam sucumbindo. Por isso muitas empresas estão adotando praticas éticas fundamentadas na cultura da organização, pois entendem que tal ação contribuirá para o desenvolvimento empresarial sustentavel.
O trabalho
Os modelos mecanicistas, vêm sofrendo varias mudanças para que os colaboradores busquem sentido naquilo que fazem, tornando assim o trabalho menos alienado, pois as pessoas de hoje não podem mais ser gerenciadas cientificamente. A exploração de grupos desfavoráveis não se apresenta como objetivo de uma empresa. Mesmo protegidos por modernas legislações trabalhistas, ainda