Teste de chamas
Alunos (as): Edmilson Neto, Jessica Barros, Gustavo Sérgio.
Professor (a): Ivania
Série/Turma: 1º ano / D
RELATÓRIO DE QUÍMICA
ESTRUTURA ATÔMICA
SALVADOR
01/03/2013
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
O teste de chamas está ligado à teoria dos postulados de Bohr que diz que um elétron ocupa sempre um nível energético bem definido e não um valor qualquer de energia. Se, este elétron for submetido a uma fonte de energia adequada, no nosso caso a chama da lamparina, ele pode sofrer mudança de energia, saindo assim do seu estado fundamental de energia, passando para um nível energético mais alto. Durante esse processo a energia ganha forma de radiação sendo que a radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, sendo assim, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores, possibilitando a identificação da presença de certos elementos quando aquecidos em uma chama.
2. OBJETIVOS
* Demonstrar que o espectro de emissão do átomo funciona como uma impressão digital de cada elemento químico. * Identificar alguns cátions, utilizando seus espectros de emissão.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
3.1. VIDRARIAS
- 5 Béqueres de 50 mL;
3.2. MATERIAIS DIVERSOS
- Alça Metálica;
- Pinça de Madeira
- Lamparina;
3.3. REAGENTES
- Solução de ácido clorídrico (HCl) para lavagem;
- Solução de cloreto de potássio (KCl) 1 mol/L;
- Solução de cloreto de sódio (NaCl) 1 mol/L;
- Solução de cloreto de lítio (LiCl) 1 mol/L;
- Solução de cloreto de estrôncio (SrCl2) 1 mol/L;
- Solução de sulfato de cobre II penta-hidratado (CuSO4.5H2O) 1 mol/L;
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Acendemos a lamparina, mergulhamos a ponta da alça metálica na solução de cloreto de potássio, com a pinça de madeira presa no fundo da alça metálica para auxiliar quando a mesma for levada ao fogo, e em seguida levamos até a chama da lamparina. Observamos e anotamos na tabela a cor apresentada pela chama. Após visualização da cor, mergulhar a