Recursos humanos
Contudo a negociação é um conceito em continua formação, que está amplamente relacionado á satisfação de ambos os lados. Houve uma mudança de foco no objetivo do ato de negociar ao longo da historia. O passado, o negociado procurava resultados satisfatórios momentâneos; atualmente, esse mesmo negociador busca um relacionamento duradouro e continuo, para que no médio e longo prazo todos os envolvidos na negociação atinjam os benefícios pretendidos. Nesse sentido, o termo negociação passa a ser compreendido como um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produz benefícios duradouros para todos os participantes.
O processo de negociação envolve três etapas chave. A primeira é a analise que se refere á coleta de informações sobre o caso negociado. Na segunda etapa, a do planejamento, os agentes buscam gerar idéias e decidir o que fazer, de acordo com os seus interesses mais importantes e os objetivos almejados. A Terceira e ultima etapa é a discussão, na qual as partes se comunicam entre si para tentar chegar a um acordo que satisfaça a ambos os lados.
Cada agente envolvido em uma negociação tem uma visão particular das situações com base em seu ponto de vista e sua conveniência, a qual, ao longo do tempo, pode vir a se modificar em diversas situações. No entanto, em qualquer situação, haverá três variáveis básicas influenciando o processo de negociação: Poder, tempo e informação.
Embora o termo poder tenha uma conotação negativa para maioria das pessoas, pois é de modo manipulativo, coercitivo e dominador, ele também pode ter uma caráter neutro e até mesmo positivo. Conceitualmente, o poder pode ser compreendido como a habilidade de influenciar pessoas ou situações, e não é, em si mesmo, nem bom nem ruim.
O tempo de uma negociação refere-se ao ponto de apoio para projetar o negocio e a conseqüência satisfação dos envolvidos. Implica o período durante o qual o processo de negociação acontece.
O limite de tempo é