Arquitetura
Apresentar uma análise ergonômica de um salão de beleza da cidade de Santa Maria através de identificação de demanda, que são os problemas no âmbito de trabalho, e tarefa, uma verificação do cumprimento das leis vigentes.
Metodologia
A AET identifica demandas e tarefas para solucionar problemas, juntamente com as entrevistas e questionários, ela serviu como base metodológica para a realização deste trabalho. Nas visitas, encontramos 5 funcionárias, duas manicures, uma cabeleireira, a auxiliar e a filha da dona que trabalha ocasionalmente. Iniciamos o trabalho com uma conversa informal para descobrir suas dores, estresse, desgaste físico, entre outras coisas que possam sentir durante as dez horas de trabalho diárias. Ouvimos depoimentos de funcionárias e clientes. Após isso, elaboramos um questionário, porém não foi o método mais eficaz devido ao constrangimento de responder algumas perguntas no próprio ambiente de trabalho. Assim, transformamos o questionário em entrevista. Nela discutimos questões de relacionamento, carga horária, estresse, cansaço físico, férias, renda familiar e forma de contratação. Organizamos algumas respostas em gráficos e fotografamos algumas situações de trabalho.
Resultados
Analisando o cotidiano das funcionárias, concluimos que muitas delas estão começando a ter perdas auditivas devido ao barulho do secador, pois ficam expostas durante muito tempo ao barulho do mesmo, e as vezes não só de um secador, pois as auxiliares e a cabeleireira trabalham ao mesmo tempo. Também podemos perceber que as manicures têm os mesmos problemas além da dor nas costas, e essa consideramos ocorrer devido a pequena altura do seu acento; elas precisam se curvar sobre as clientes para poder fazer o pé, ficando em uma posição não anatômica. As cabeleireiras também sofrem de dor nos pés, pois ao contrário das manicures, passam o dia inteiro em pé, fazendo força, e muitas vezes se deslocando de um lugar para o outro para ter acesso aos vários