Recursos Humanos
Módulo: Conhecimento e competência
Fórum Atividade individual 1
Título Importância do treinamento e do desenvolvimento para as organizações e seus funcionários
Aluno: LUCIANA DE PAULA GUEDES
Disciplina: Gestão de Pessoas – MB18
Turma: MBA BLAW 11
Introdução
No contexto atual, as organizações buscam ter um diferencial em um mercado acirrado, utilizar estratégias que aumentem a vantagem competitiva se faz imperioso. Possuir em seus quadros profissionais qualificados, comprometidos e motivados é uma ótima maneira de alcançar esse diferencial e garantir sucesso no ramo de atividade.
Para alcançar a meta de crescimento almejada, as organizações investem no treinamento e desenvolvimento de pessoas como forma de trabalhar as competências de seus profissionais e de sua equipe.
Distinção entre treinamento e desenvolvimento e importância de cada um
De forma sucinta, o treinamento visa qualificar profissionais para executarem suas tarefas, ou seja, é a preparação técnica para o cargo. Ele aumenta a produtividade, aperfeiçoa desempenho, reduz o desperdício e retrabalho. Seus efeitos são obtidos, geralmente, em curto prazo.
Por outro lado, o desenvolvimento refere-se ao comportamental, sendo um processo contínuo de aprimoramento profissional, visando crescimento pessoal do colaborador, permitindo a este aperfeiçoar suas habilidades e aptidões pessoais. Aprendizado este, para a vida toda.
Consequências de um treinamento inadequado ou inexistente
Quando uma empresa opta por não treinar seus funcionários ou o faz de maneira inadequada assume o risco de se manter distante do seu direcionamento estratégico.
Caso inexista o T&D o funcionário pode se sentir desvalorizado pela organização, em consequência, desmotivando-o no desempenho de suas funções, trazendo claro prejuízo a organização. A falta de treinamento pode causar dificuldades no alcance das metas e até mesmo acidentes de trabalho. Ainda, é importante registrar que, sem