Recursos Humanos
Um exemplo comum de sua utilização é a apresentação dos candidatos durante o processo de seleção. O objetivo é identificar uma amostra de comportamentos em determinada situação. A dinâmica de grupo permite que os candidatos se sintam mais a vontade pela interação com os demais participantes, por isso é muito utilizada para "quebrar o gelo" e permitir que todos atuem de forma natural e espontânea.
É importante que a dinâmica tenha um objetivo claro ao ser utilizado, ou seja, é necessário identificar qual é a necessidade da empresa, caso seja usada em treinamentos, é preciso definir as competências que se quer avaliar, pois para cada objetivo, uma determinada dinâmica é indicada. Já para recrutamento e seleção, o objetivo da dinâmica é avaliar se os candidatos se enquadram com os requisitos da vaga.
Também vale ressaltar que cada atividade tem um tempo de duração necessário. Normalmente as dinâmicas não são extensas, mas se o tempo for muito reduzido, os resultados podem ser prejudicados. Deve haver no máximo 20 participantes e pelo menos dois observadores, para que possam analisar todas as ações durante o processo. Assim, é possível saber quem tem competências comportamentais e atitude. Também fica fácil notar quem tem dificuldades em liderança, comunicação, flexibilidade e trabalho em equipe, o que não é interessante para determinadas vagas e organizações.
Uso de dinâmicas como uma opção de ferramenta para seleção traz mais segurança e assertividade para a empresa na