recursos humanos
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Comportamento Organizacional
Profª. Ma. Cristiane Vinholi de Brito
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
ANA MARIA ALVES APRIGIO - RA 6160183839
ARETHA NADJA DE OLIVEIRA - RA 4189263613
ERICA DE LIMA - RA 6158264125
SARA CONCEIÇÃO DA SILVA - RA 4158256464
SIRLEI DE FÁTIMA TEIXEIRA MAIA - RA 4006162041
BRASÍLIA / DF
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
4
CAPITULO I
5
CAPITULO II
6
CAPITULO III
7
CAPITULO IV
8
CONCLUSÃO
09
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
10
INTRODUÇÃO
O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. A abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Pode-se dizer, então, que Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.
Os componentes que constituem a área de estudos do comportamento organizacional incluem motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
O comportamento organizacional utiliza o estudo sistemático para melhorar as previsões sobre o comportamento que seriam feitas de maneira intuitiva. Mas, como as pessoas diferem umas das outras, precisamos analisar o comportamento organizacional dentro de um cenário contingencial, utilizando variáveis situacionais como moderadoras dos relacionamentos de causa e efeito. Por exemplo, temos a eficiência e eficácia.
A eficiência é a capacidade do