recursos humanos
Neste aspecto, o subsistema de provisão de recursos humanos funciona como porta de entrada dos talentos que trazem a vida, inteligência, motivação e competências para a organização.
A Provisão de Recursos Humanos
Constitui a porta de entrada das pessoas na organização, já que é o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários. Os segmentos do ambiente organizacional que nos interessam de perto são o mercado de recursos humanos ( candidatos ) e mercado de trabalho ( outras organizações ) que veremos adiante.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho é constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações em um determinado lugar e em determinada época. Quanto maior o número de organizações em uma determinada região, tanto maior o mercado de trabalho e seu potencial de disponibilidades de vagas e oportunidades de emprego. O mercado de trabalho comporta-se em termos de oferta e procura, ou seja, de um lado há disponibilidade de empregos e de outro, demanda de empregos, respectivamente.
Esta situação de oferta de emprego acarreta as seguintes consequências para as organizações:
Elevados investimentos em recrutamento, resultando, mesmo assim, em volume de candidatos insuficiente ou abaixo do padrão de qualidade desejado.
Critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos para compensar a escassez de candidatos.
Elevados investimentos em treinamento de pessoal para compensar a inadequação dos candidatos.
Ofertas salariais mais estimulantes para atrair mais candidatos, provocando distorções na política salarial das organizações.
Elevados investimentos em benefícios sociais, tanto para atrair candidatos como para reter o pessoal existente, pois qualquer substituição torna-se demorada e arriscada;
Maior ênfase no recrutamento interno – como meio de fixar o pessoal- e dinamização