Recrutamento e Seleção
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – FACIA
CURSO: Administração 4º Período Turma Azul
DISCIPLINA: Gestão de Pessoas I
PROFESSORA: Ana Paula
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
FERNANDO DA CUNHA FREITAS
PATOS DE MINAS, SETEMBRO DE 2010
FERNANDO DA CUNHA FREITAS
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Gestão de Pessoas I do curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação da professora Ana Paula.
PATOS DE MINAS, SETEMBRO DE 2010
Fica evidente nos dias de hoje que o bem mais precioso que as organizações possuem são seus colaboradores. As pessoas e suas competências estão no centro das atenções. É a qualificação dos empregados a condição essencial para a competitividade e sobrevivência das empresas. Saber escolher os colaboradores adequados é prover os meios para se ganhar as etapas da corrida e assim se distanciar dos concorrentes.
Recrutar e selecionar pessoas, nos dias de hoje, passou a ser uma tarefa cada vez mais desafiadora. Principalmente, quando se pretende encontrar a pessoa certa para o lugar certo. São os indivíduos que determinam o sucesso de uma organização e esta é a grande responsabilidade dos envolvidos neste processo dinâmico de caçar talentos.
Dentre os subsistemas de RH, a área de Recrutamento e Seleção é quem identifica e provê, interna ou externamente as competências individuais necessárias ao alcance das estratégias organizacionais.
É de responsabilidade desta área planejar e implantar mecanismos que garantam um processo de atração dos talentos necessários bem como definir e implantar políticas e ferramentas que garantam a escolha dos profissionais adequados.
Segundo Chiavenato, recrutamento é um