Trabalho de Estatística e Análise de Dados
10 Janeiro 2014
O perfil do doador português e as suas motivações para doar
Com o objetivo de compreender melhor o perfil do doador português e o que o motiva no ato de doar, aplicou-se um questionário a 586 doadores portugueses, em Abril de 2013, que visava analisar a regularidade dos donativos, o tipo de organização a que esses se destinam e o seu valor habitual. Foram também estudadas as características demográficas dos doadores, nomeadamente o género e a idade. O questionário contemplou ainda as seguintes dimensões: motivos para doar, comportamento prosocial, relação com a religião, e desejabilidade / conveniência social.
Com base nos dados recolhidos, o ISCTE-IUL concluiu que mais de 53,9% dos doadores têm idades entre os 26 e os 40 anos, e que 70,9% dos doadores fazem donativos regularmente, apesar de os homens serem mais regulares do que as mulheres. No geral, os portugueses consideram-se pouco egoístas, mas dizem ser voluntários toda a vida.
O DOADOR PORTUGUÊS TENDE A FAZER DONATIVOS COM REGULARIDADE.
Com base no questionário realizado pelo ISCTE-IUL verificou-se que a maioria dos dadores (70,92%), são regulares, isto é contribuem com donativos com maior frequência em relação aos não regulares (29,08%).
MAIORIA DOS DOADORES SÃO JOVENS ADULTOS E ADULTOS
Dos 586 inquiridos, 14% têm idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, 53,9% entre os 26 e os 40 anos, 25,6% entre os 41 e os 55 anos e os restantes 6,5% têm mais de 56 anos, sendo a idade máxima 77 anos.Com base nesta análise podemos constatar que maioria dos doadores se encontram entre os 26 e os 40 anos (53,9%) e a minoria com idade superior a 56 anos (6,5%).
HOMENS MAIS REGULARES DO QUE AS MULHERES
Pode ainda constatar-se, a partir do Gráfico 3 que os homens demonstram maior tendência para doarem regularmente enquanto as mulheres demonstram o contrário.
O VALOR DOS DONATIVOS PODE DEPENDER DO TIPO DE ORGANIZAÇÃO
O valor das doações