Pesquisa sobre softwares estatísticos
Mais que uma tendência, a Informática na Estatística constitui uma realidade. Dessa união resultou o surgimento de importantes ferramentas de trabalho, os softwares estatísticos, necessárias para a solução de diversos problemas de aplicações científicas e tecnológicas.
Tal condição somente pode ser viabilizada pela capacidade que a tecnologia tem de atuar como um facilitador no entendimento e na compreensão dos conceitos envolvidos no problema e suas aplicações, bem como na modelagem deste e na disponibilização das soluções por ela fornecidas, cabendo aos usuários constatarem se os resultados propostos estão em conformidade com a teoria.
A proposta deste trabalho, de uma forma geral, é mencionar alguns softwares estatísticos disponíveis, tendo em vista a grande notoriedade e relevância que estes vêm adquirindo junto a outros ramos do conhecimento, a saber: Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Biológicas, Medicina etc.
De uma forma restrita, a comparação entre os softwares estatísticos também será abordada nesta pesquisa. Primeiro será feita a apresentação do programa e, em seguida, a utilização, com a descrição da análise de dados.
CAPÍTULO 1 – SOFTWARES DE ESTATÍSTICA
1.1 – A FUSÃO DA ESTATÍSTICA COM INFORMÁTICA
Apesar de ser uma ciência independente e dada a sua característica interdisciplinar, a Estatística está presente em outras áreas do saber. De maneira análoga, a Informática também tem o mesmo comportamento.
Diante desta condição, o conjugado Estatística/Informática representado por programas de computador, denominados softwares estatísticos capazes de resolver questões, da simples à mais complexa, através da evolução do desenvolvimento de novas técnicas e ferramentas de trabalho que propusessem a otimização dos procedimentos necessários na busca de resultados e soluções para os problemas e suas aplicações, constituiria a alternativa ideal no tratamento de um grande conjunto de dados, bem como da análise estatística