Estatistica
ESTATÍSTICA
2º Ano
Março 2014
Índice
1 Introdução 1
2 Estatística 2
3 Importância da Estatística 3
4 Conclusão 4
5 Bibliografia 5
1 Introdução
A estatística é, hoje em dia, um instrumento útil e, nalguns casos, indispensável para tomadas de decisão em diversos campos: científico, económico, social, político…
Todavia, antes de chegarmos à parte de interpretação para tomadas de decisão, há que proceder a um indispensável trabalho de recolha e organização de dados, sendo a recolha feita através de recenseamentos (ou censos ou levantamentos estatísticos) ou sondagens.
2 Estatística
Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a colecta, a organização, a descrição, a análise e a interpretação de dados, visando à tomada de decisões.
Na indústria e no comércio podem-se comparar produções e volumes de vendas em relação ao total por região, estudar a situação dos mercados e suas tendências.
A Estatística é uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a colecta, resumo, organização, apresentação e análise de dados. (Farias Soares & César, 2003)
A palavra estatística tem origem na palavra em latim status, traduzida como o estudo do Estado e significava, originalmente, uma colecção de informação de interesse para o estado sobre população e economia. Essas informações eram colectadas objectivando o resumo de informações indispensáveis para os governantes conhecerem suas nações e para a construção de programas de governo.
Os estudos estatísticos estão relacionados às situações que envolvem planeamentos, colecta de dados, organização de informações, análise das informações colectadas, interpretação e divulgação de forma clara e objectiva. Os métodos pesquisacionais podem ser classificados de duas formas: pesquisas de opinião ou pesquisas de mercado. Nas