recursos humanos
O presente estudo procurar desenvolver uma relação entre a ciência e o senso comum, partindo do pressuposto de que existe uma aproximação entre estes sistemas. Considera que o senso comum talvez seja a primeira forma de conhecimento a ter surgido sobre a face da Terra e que essa forma de conhecer a realidade é extremamente importante, sem elas não poderíamos resolver os problemas mais simples do nosso dia-a-dia, pois em todos os instantes precisamos tomar decisões. Problematiza no sentido de saber se ao tentarmos realizar um trabalho dito científico, utilizamos do conhecimento científico ou do senso comum.
O conhecimento do senso comum aparece quando há a cisão do conhecimento em duas categorias: conhecimento científico e conhecimento do senso comum. O conhecimento do senso comum é produzido no meio social através da vivência histórica. Caracteriza-se pela ausência de método; é um conhecimento direcionado para a prática e que adquire valor de verdade no interior do meio social em que se encontra. Está intrinsecamente ligado ao sistema de crenças do meio social e cultural do sujeito. O conhecimento do senso comum é um conhecimento intuitivo e seu critério de verdade não é universal, ou seja, varia de acordo com a crença e com a cultura de cada pessoa.
O Conhecimento do Senso Comum O senso comum, na produção desse tipo de conhecimento, percorre um caminho que vai do hábito à tradição, a qual, quando estabelecida, passa de geração para geração. Assim, aprendemos com nossos pais a atravessar uma rua, a fazer o liquidificador funcionar, etc. E é nessa tentativa de facilitar o dia-a-dia que o senso comum produz suas próprias “teorias”; na realidade, um conhecimento que, numa interpretação livre, poderíamos chamar de teorias médicas, físicas, psicológicas etc. O senso comum mistura e recicla saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão