recursos humanos
Vimos que a provisão cuida do processo de obter pessoas no mercado de trabalho que são necessárias para a organização através dos procedimentos de planejamento, recrutamento e seleção.
A aplicação envolvem os primeiros passos na integração dos novos membros selecionados pela provisão, o desenho de cargo a ser desempenhado, análise de cargos e a avaliação do desempenho no cargo, antes de aplicar os novos escolhidos em seus cargos as organizações procuram integrar as pessoas em seu contexto, climatizando-as e condicionando-as através de cerimoniais de iniciação e de aculturamento das práticas e filosofias da organização assim o integrando a organização e o desprendendo de antigos hábitos do recém chegado, mostrando ao participante como ele poderá colaborar com a organização e induzindo a adaptação do comportamento do individuo a suas necessidades e objetivos da organização.
Todo esse processo entra muitas vezes em conflito com as tentativas de socialização pois trata-se de um processo bilateral onde ambas as partes procuram influenciar e adaptar a outra as suas conveniências e propósitos, este processo também é reciproco pois cada parte atua sobre a outra.
Os subsistemas de recursos humanos e o modo como eles funcionam basicamente são:
PROVISÃO
Pesquisa de RH – Tem o intuito de verificar constantemente como anda o mercado de trabalho, como os concorrentes estão tratando os seus próprios funcionários no que diz respeito ao salário, benefícios, ambiente de trabalho, qualidade de vida, clima organizacional e tudo aquilo que envolva as práticas do RH.
Recrutamento – Adotar estratégias para captar externamente no mercado ou internamente dentro da empresa pessoas com o perfil exigido pela organização.
Seleção – Geralmente quando a empresa recruta pessoas para preencherem vagas de trabalho disponíveis, costumam aparecer uma quantidade significativa de candidatos, então o RH deve ser responsável por utilizar da