Adjectivo
Na narração deste trabalho de língua portuguesa com o tema Adjectivo. Adjetivo é toda palavra que se refere a um substantivo indicando-lhe um atributo. Flexionam-se em gênero, número e grau. Sua função gramatical pode ser comparada com a do advérbio em relação aos verbos, aos adjectivos e a outros advérbios.
Desenvolvimento
Flexão de adjectivos
Os adjectivos podem sofrer três tipos de flexão: por gênero, por número e por grau.
Gênero ou género), em gramática, é um aspecto linguístico que permite classificar certas classes gramaticais (substantivos, verbos, adjectivos etc.) em um número fixo de categorias. Nas línguas indo-européias, o mais comum é haver três (masculino, feminino e neutro) ou dois géneros (masculino e feminino), tal como ocorre na língua portuguesa. Há, contudo, idiomas que chegam a ter 20 géneros, como ocorre em muitos idiomas das línguas bantu, e, no outro extremo, idiomas em que não há gênero algum, como ocorre nos idiomas basco e húngaro. É preciso notar que a própria concepção de "gênero gramatical" varia de língua para língua.
Quando se refere a seres vivos sexuados, o gênero é ligado ao sexo do indivíduo. Nos demais casos, a atribuição é aleatória, podendo um mesmo nome ser referido como masculino numa língua (ex.: le lit, em francês), feminino numa segunda (ex.: a cama, em português) e neutro numa terceira (ex.: das Bett, em alemão).
Número, em gramática, é uma característica que permite determinar o número de entidades à qual determinada classe gramatical (substantivo, verbo, adjetivo, pronome etc.) se refere. Veja os seguintes exemplos:
Singular: ele joga bola
Plural: eles jogam bola
Singular: você vai à escola?
Plural: vocês vão à escola?
Singular: eu tenho um livro
Plural: eu tenho vários livros
No português, há duas flexões de número: singular e plural. Alguns idiomas conservam números gramaticais diferentes, como o dual, presente em alguns idiomas, como o gaélico escocês.
Número do substantivo colectivo