Adjectivos
INTRODUÇÃO 1
ADJECTIVOS 2
FLEXÃO DOS ADJECTIVOS 3
GRAUS DO ADJECTIVO 3
FLEXÕES DOS ADJECTIVOS 4
LOCUÇÃO ADJECTIVA 4
MORFOSSINTAXE DO ADJECTIVO 5
CLASSIFICAÇÃO DO ADJECTIVO 5
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJECTIVA 5
CLASSIFICAÇÃO 5
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJECTIVAS RESTRITIVAS 5
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJECTIVAS EXPLICATIVAS 6
CONCLUSÃO 7
BIBLIOGRAFIA 8
INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho abordaremos sobre os adjectivos, visto que Adjectivo é toda palavra que se refere a um substantivo indicando-lhe um atributo. Flexionam-se em género, número e grau.
Sua função gramatical pode ser comparada com a do advérbio em relação aos verbos, aos adjectivos e a outros advérbios.
ADJECTIVOS
Adjectivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" directamente ao lado de um substantivo.
Ao analisarmos a palavra bondoso, por exemplo, percebemos que além de expressar uma qualidade, ela pode ser "encaixada directamente" ao lado de um substantivo: homem bondoso, moça bondosa, pessoa bondosa.
Já com a palavra bondade, embora expresse uma qualidade, não acontece o mesmo; não faz sentido dizer: homem bondade, moça bondade, pessoa bondade.
Bondade, portanto, não é adjectivo, mas substantivo.
É a palavra que indica uma qualidade, um estado ao substantivo. São classificados em: adjectivo explicativo, restritivo, pátrio e composto.
Adjectivo explicativo é o adjectivo que indica qualidade ao ser. É sabido por todos e não modifica o substantivo. Exemplo: toda água é transparente, todo gelo é gelado.
Adjectivo restritivo é o adjectivo que indica qualidade que se adiciona ao ser, que pode ser alterada do substantivo. Exemplo: homem inteligente, leite enriquecido, livro interessante. Sendo assim, nem todo homem é inteligente, nem todo leite é enriquecido e nem todo livro é interessante.
Adjectivo pátrio é o adjectivo que indica o lugar de origem de cada indivíduo e sua nacionalidade. Como por exemplo: nascido no estado de São Paulo é paulista,