Recursos humanos
A contabilidade é uma ciência aplicada que capta, registra, acumula, resume e interpreta os fenômenos que afetam as situações patrimoniais de qualquer ente (sócios, acionistas, bancos, administradores, diretores, executivos, pessoa física, governo e economistas governamentais. A situação patrimonial desses entes é o conjunto de seus bens, direitos e obrigações para com terceiros. As principais finalidades do uso da informação contábil são : controle e planejamento.
As funções contábeis são:
1.Planificação da contabilidade- Dependendo da natureza da entidade e de suas transações, o setor contábil planeja a maneira pela qual essas transações serão registradas, sintetizadas e evidenciadas.
2.Escrituração contábil- Processo pelo qual serão registradas as informações contábeis.
3.Elaboração e interpretação de relatórios- Os resultados do processo de escrituração são os relatórios contábeis, tais como: balanço patrimonial; demonstração de resultados; demonstração de fontes e uso de recursos; balancetes de verificação. A interpretação desses relatórios proporciona informações relevantes para o processo de tomadas de decisões.
Os demonstrativos contábeis auxiliam o gestor a conhecer e analisar a situação financeira da companhia; dessa forma, ele poderá tomar decisões mais acertadas sobre atividades de investimento, de financiamento, e de operações.
Regime de Caixa e Regime de Competência Uma diferença importante em termos de perspectiva e ênfase entre finanças e contabilidade é que os contadores geralmente utilizam o regime de competência, ao passo que as finanças se concentram em fluxos de caixa. Dessa forma, entender essas diferenças é requisito básico para utilizar os demonstrativos financeiros como suportes das tomadas de decisão. O regime de competência reconhece as receitas, no momento da venda, e as despesas, quando incorridas. Já o regime de caixa, por sua