recursos humanos
Teorias Contingenciais ou Situacionais
A teoria contingencial desfoca a atenção da figura do líder para o fenômeno da liderança. Alerta que ela é uma relação, ou seja, não se pode falar em líderes sem falar em liderados, não se pode falar em poder sem falar sobre quem ele é exercido. Nessa relação, observam-se três pilares fundamentais, baseados na própria figura do líder, nos seguidores e na situação (ou missão) envolvida no processo de liderança (VERGARA, 2009). A ênfase não é dada, portanto, a uma variável limitada à ação do líder sobre a atitude passivado subordinado, mas, sobretudo, está relacionada às características comportamentais dos liderados, da situação e do objetivo do processo como um todo.
O conceito de liderança situacional consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.
O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem alcançados.
A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará freqüentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu