Partido político no Brasil
PREMISSAS O primeiro presidente civil brasileiro eleito de forma indireta Tancredo Neves, pelo PMDB, que não tomou posse, em razão de seu falecimento, e o vice-presidente José Sarney, pelo PFL, tomou posse.
Eleito o primeiro presidente pela via direta, Fernando Collor de Melo, pelo PRN, ocorreu 1989, contando com apoio de vários setores da sociedade. Em 1992, sofreu impeachment, sendo seu vice Itamar Franco empossado como presidente.
De 1994 à 1998, Fernando Henrique Cardoso, sociólogo, sendo eleito e reeleito. Em 2002, Luis Inácio Lula da Silva foi eleito presidente , pelo PT em que fez aliança com o PL, sendo reeleito em 2006, com apoio de partidos de direita e de esquerda. (104-105)
O PARTIDO POLÍTICO NOS DEBATES PRÉ-CONSTITUINTES
Durante o governo de José Sarney, o mesmo enviou uma proposta ao Congresso Nacional para a elaboração de uma nova carta constitucional, querendo legitimar-se perante a sociedade, sendo instalado um Congresso Constituinte.(105)
Com o Congresso Constituinte convocado, a sociedade se dividiu-se em duas “correntes” os que queriam o reestabelecimento da democracia, realizando manifestações, e do outro lado os conservadores, tentando manter os privilégios adquiridos no período colonial, objetivando o controlar os partidos políticos. Acerca deste antagonismo houve consequências, a sociedade passou a ver os partidos políticos com descrença. (106-107)
Diante de tal incredulidade quanto aos partidos políticos, durante a elaboração da Constituição, a sociedade dividiu-se em duas correntes, sendo que a primeira priorizava uma maior liberdade na organização partidária, tendo como base a Constituição do Partido dos Trabalhadores. A segunda corrente foi mais rígida, em que estabelecia obstáculo para o seu funcionamento. (107)
O PARTIDO POLÍTICO NO CONGRESSO CONSTITUINTE
Várias foram às discussões que abordaram a forma de organização e funcionamento, dentre elas, as principais versavam sobre o sistema