Recursos Humanos
Uma empresa pode oferecer o melhor produto do seu segmento, contar com tecnologia de ponta, recorrer a campanhas publicitárias que alcancem o cliente, mas se não tiver o respaldo de uma equipe comprometida e que "vista a camisa" da organização, as chances de se tornar competitiva e de assegurar espaço no mercado são rapidamente ameaçadas. Diante disso, o investimento no capital humano passou a ser fator estratégico e até mesmo de sobrevivência para qualquer companhia.
E quando nos reportamos à valorização dos talentos internos encontramos inúmeras ações que se materializam na melhoria da qualidade de vida do trabalho, pacotes de benefícios atrativos, bônus calculados a partir do atingimento de metas entre tantos outros. Dentro desse contexto, encontramos ainda a preocupação em melhorar o clima interno, através do estímulo ao espírito de equipe. Esse é o caso do Grupo Jufap, empresa PRESENTEnos Estados de São Paulo e do Paraná e que há dez anos atua na prestação de serviços de telecomunicações e de produtos eletrônicos de telefonia móvel.
Segundo Amadeu Colombo Cavalcante, presidente do Grupo Jufap, estimula a valorização do time faz parte da cultura da empresa e desde a sua origem, o espírito de cooperação, de troca de ideias e de experiências tornaram-se indicadores importantíssimos para o desenvolvimento das pessoas que atuam na organização e o próprio crescimento da empresa.
"A área de Recursos Humanos tem como premissa envolver todas as áreas da empresa para qualquer que seja o assunto. Em todas as ações de desenvolvimento, desenhos de fluxos de trabalho, criação de procedimentos e políticas internas, fazemos questão de que todas as áreas sejam envolvidas. O contrário também acontece, ou seja, sempre que oportuno, os demais departamentos da empresa também convidam a área de RH para participar de suas ações. Afinal, o nosso lema é compartilhar para favorecer a visão do todo", afirma Amadeu