Recursos Humanos
RESENHA
Recursos humanos desde a década de 1970 no passado e ainda em nossos dias tiveram e tem várias denominações: Administração de pessoal, Relações Industriais e Relações Humanas.
RH é o conjunto de princípios, estratégias e técnicas que visa contribuir para treinamento, motivação, manutenção e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer organização, seja ela pequena, grande, pública ou privada.
Também é uma atividade tão antiga quanto o homem e seus agrupamentos, desde os estágios rudimentares da coleta de frutas, caça, pesca, agricultura e criação de animais.
O estilo de ação teve lugar, principalmente, no cenário das atividades de administração, predominou da Antiguidade até o século XVIII, com a Revolução Industrial, provocando o surgimento do capitalismo industrial, onde o RH passa a ter marcante presença no mundo empresarial privado.
Na versão moderna, essa realidade é vista ainda pelas manifestações autoritárias e tecnocráticas no mundo da administração pública, chamada Administração Científica.
Os "direitos de mandar" vieram durante e após a revolução industrial, certos níveis de autonomia, no que se diz respeito no planejamento e controle da atividade de trabalho, podiam ser notados em comunidade agrícolas, e artesãos da Idade média. Essas expressões de autonomia foram praticamente eliminadas com a Revolução Industrial, pois ficaram exclusivamente com grupos minoritários, detentores do capital.
Surgiu também à presença no mundo organizacional após a revolução industrial a programar crescente da divisão do trabalho.
No final do século passado e início do nosso, o movimento dos trabalhadores organizados na Europa, foi o primeiro movimento dos membros das organizações. Esse movimento começou com características de produção dos trabalhadores contra os abusos decorrentes, contra injustiça econômica. È o que os Recursos Humanos além do desempenho de suas funções técnicas.
RECURSOS HUMANOS NOS DIAS DE HOJE
Objetivos